quarta-feira, novembro 05, 2008

PRÉ-NATAL PERFEITO

A gravidez faz com que a mulher ganhe um amigo (e confidente!): o obstetra. Durante as visitas regulares do pré-natal os laços vão se estreitando até que a confiança seja o ingrediente número 1 da relação. Isso é fundamental porque o obstetra será o guia durante os nove meses. No início você precisará ir ao consultório dele uma vez por mês. Mas se sentir algum incômodo ou dor seu médico deve estar à disposição para atendê-la fora da rotina de consultas. Depois das 32 semanas, ou seja, do oitavo mês, prepare-se para ver seu ginecologista a cada 15 dias. O intervalo diminui perto do grande dia, quando as visitas tornam-se semanais.

Uma investigação minuciosa Prepare-se para enfrentar uma maratona de exames. Eles são necessários para investigar se a gestação está correndo bem.

No 1º mês
Hemograma completo: por meio de uma amostra de sangue o exame diagnostica anemia ou algum tipo de infecção na mãe. Se for severa, pode comprometer o desenvolvimento do bebê.
Tipagem sangüínea: serve para detectar se a gestante é Rh negativo. Caso seja, terá que tomar uma vacina na 28ª semana para evitar que seu organismo ataque os glóbulos vermelhos do filho.
Glicemia de jejum: mede a taxa de açúcar no sangue e detecta se a mãe tem diabetes ou propensão a desenvolver diabetes gestacional.
Sorologias: feita por meio de amostra do sangue da mãe, servem para avaliar infecções por vírus, bactérias ou protozoários, como rubéola, sífilis, toxoplasmose, HIV, hepatite B e C.
Urina: é colhida a primeira urina da manhã para diagnosticar infecção urinária e diabetes.
Exame de fezes: verifica a presença de vermes no corpo da mãe que podem roubar nutrientes do feto.
Ultra-sonografia transvaginal: serve para avaliar a implantação do embrião no útero, saber o tempo aproximado de gestação e verificar o número de embriões.

Entre o 3º e o 4º mês
Ultra-som morfológico: é feita pelo abdome e identifica cardiopatias e malformações no feto. Também é feita a translucência nucal - espessamento da nuca - e outras medidas que indicam a probabilidade de a criança ter síndrome de Down. No geral, revela ainda o sexo.

Entre o 5º e o 6º mês
Ultra-som morfológico: feito por via abdominal, verifica o crescimento dos ossos, da coluna e dos órgãos internos, o fluxo sangüíneo no cordão umbilical e nas artérias uterinas.
Sorologias: repete-se a verificação de sífilis e HIV. Quando a mulher não é imune à toxoplasmose, deve repetir esse teste também.

No 7º mês
Intolerância à glicose: é feita a glicemia de jejum e, em seguida, a mulher ingere uma substância açucarada. Uma hora depois, mede-se a glicemia novamente. O exame é necessário já que, em alguns casos, o desenvolvimento do diabetes gestacional está ligado ao crescimento da placenta.

No 8º mês
Ultra-som obstétrico: avalia o peso e tamanho do bebê, quantidade de líquido amniótico e o estado da placenta. Exames adicionais Em uma gestação de risco, os médicos podem pedir outros exames para avaliar com detalhes o estado do bebê:
Biópsia do vilocorial: é realizada entre a 11ª e a 14ª semana de gestação. Detecta alterações cromossômicas e só é pedida quando exames anteriores indicaram suspeita de anomalias.
Amniocentese: pode ser solicitada a partir da 16ª semana de gestação. Uma agulha fina guiada por ultra-som é introduzida na barriga para retirar líquido amniótico. O material serve para fazer a detecção de alterações cromossômicas.
Cardiotocografia: realizada nas últimas semanas de gestação, é usada para monitorar as contrações uterinas e os batimentos cardíacos do bebê.

Uma vitamina extra
Durante a gestação é comum o médico indicar um suplemento vitamínico. O sulfato ferroso, por exemplo, deve ser usado assim que se descobre a gravidez e serve para prevenir a anemia. O ácido fólico, uma vitamina do complexo B, também é prescrito no início da gestação e reduz a incidência de alguns problemas no nascimento. A carência de ácido fólico pode fazer com que o tubo neural não se feche completamente e provoque defeitos na coluna vertebral. Apesar de ser encontrada em vegetais de cor verde escura, é difícil ingerir a quantidade necessária só com a dieta alimentar. Daí a necessidade de suplementar com a vitamina sintética. Após a 12ª semana, recomenda-se também o uso de um polivitamínico com cálcio, iodo, magnésio e zinco. meu nenê . 25 prenatal.

Enjôo, azia, sonolência...
São muitos os sinais que o corpo dá quando a mulher engravida. Antes de ficar assustada, conheça as mudanças que você irá passar nesses nove meses:

Primeiro trimestre
Apesar de a barriguinha ainda não ter dado sinal, aparecem os enjôos - principalmente pela manhã - sonolência, cansaço, salivação excessiva e vontade constante de fazer xixi. O intestino tende a ficar um pouco preguiçoso e a pele mais oleosa que o normal. Pode aparecer acne em mulheres com tendência. Os seios aumentam de tamanho e ficam doloridos. Mamilos, região genital e axilas escurecem.
Dicas: não fique mais que duas horas sem comer. É uma boa forma de driblar os enjôos.
Ganho de peso: o ideal é que você engorde entre um e dois quilos em todo período.
O bebê: ele se parece com uma miniatura, com sete centímetros de comprimento e 15 gramas de peso.

Segundo trimestre
Os incômodos comuns nos meses anteriores como enjôo e cansaço são mais amenos. Os cabelos ficam brilhantes e você começa a sentir o bebê mexer na barriga. Por outro lado, pés, mãos e tornozelos podem inchar. Também aparecem manchas na pele, cãibras e dores nas costas causadas pelo peso da barriga e dos seios. Os batimentos cardíacos tendem a acelerar e surge uma dor no baixo ventre devido ao estiramento da pele.
Dicas: uma atividade física realizada na água, como a hidroginástica, ajuda a combater as dores nas costas. Para driblar a fome, coma uma fruta a cada duas horas.
Ganho de peso: você pode ganhar mais três ou quatro quilos.
O bebê: estará medindo cerca de 30 centímetros e pesando entre 800 gramas e 1 quilo.

Terceiro trimestre
O peso da barriga incomoda e o inchaço dos membros inferiores aumenta. A respiração fica mais difícil e o cansaço é maior. Você sente mais vontade de fazer xixi e também azia. Agora é perceptível o alargamento do quadril, já que o colo e o útero estão se preparando para o parto. Contrações leves e indolores podem surgir.
Dicas: evite pratos gordurosos e doces que aumentam a azia.
Ganho de peso: o ideal é que você engorde mais cinco ou seis quilos.
O bebê: ao final do nono mês ele mede cerca de 50 centímetros e o peso fica entre 2,5 e 3,5 quilos.

Os riscos de não fazer pré-natal
Você pode até achar cansativo ter o compromisso de visitar o médico uma vez por mês. Mas essa é a forma mais segura de garantir a saúde do nenê. "O acompanhamento é necessário e preventivo. Algumas doenças sérias podem ser revertidas sem riscos à gestação, se diagnosticadas rápido", afirma Eduardo Cordioli, do Hospital e Maternidade São Camilo, em São Paulo. A falta de um pré-natal de qualidade também prejudica o bem-estar da mãe que pode vir a sofrer anemia, hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis e até pequenas infecções como a urinária. Além disso, só um profissional detecta distúrbios na alimentação que levam a quadros de obesidade ou subnutrição. Para finalizar, se a gestante não tiver um acompanhamento desde o início, se sentirá totalmente insegura quando for dar à luz, já que não conhece o médico que irá atendê-la. O obstetra, por sua vez, não terá as informações necessárias sobre a saúde daquela paciente.

O que pode e o que é proibido
Certas atitudes devem ser evitadas para evitar complicações:

Proibido Quando Consequências
Pintar os
cabelos
Durante toda
a gestação.
Alguns médicos proibem nos primeiros três meses e outros durante toda a
gestação. O problema é que há tinturas com amônia e chumbo, que podem
intoxicar o bebê e causar má-formações. Sinal verde apenas para a henna.
Viajar de
avião
Entre o oitavo
e nono mês.
As viagens muito longas – cerca de seis horas – devem ser evitadas. Você corre o risco de entrar em trabalho de parto em pleno vôo.
Bebida
alcoólica
Durante toda
a gestação.
A ingestão de bebida alcoólica pode provocar retardo mental e fazer com que
alguns órgãos do bebê não se desenvolvam plenamente. É bom evitar até a taça ocasional de vinho.
Cigarro
Durante toda
a gestação.
O uso do cigarro acelera o trabalho de parto, retarda o desenvolvimento do feto,
provoca baixo peso ao nascer e até a morte do feto.
Cremes com
ácido retinóico
Durante toda
a gestação e
amamentação.
A substância presente nesses cosméticos pode causar cegueira no bebê.
Ingestão de
medicamentos
Durante toda
a gestação.
Só os que são recomendados pelo médico. A automedicação aumenta os
riscos à saúde do bebê.
Dirigir No nono mês No final da gestação a mulher tende a acumular líquidos nas articulações,
deixando os reflexos mais lentos. Por isso, dirigir é perigoso.

Comentar Pelo Facebook

Se não carregar, atualize a página

Nenhum comentário:

Postar um comentário