quarta-feira, novembro 05, 2008

Olha quem está crescendo

Saber como o feto se desenvolve na barriga ajuda a tornar sua
gestação ainda mais especial e a fortalecer os laços de amor entre
você e seu bebê

Kátia Neves

Tão emocionante quanto saber que você está grávida, é acompanhar o crescimento do nenê. As mudanças acontecem muito rápido, devido a capacidade de multiplicação das células. Nas quatro primeiras semanas acontece a fecundação, que é o encontro do espermatozóide com o óvulo. Também é nesse período que o embrião se fixa no útero e começa a se formar. Sua dimensão é de aproximadamente 1 milímetro, por isso você ainda não se deu conta de que está grávida. A quinta semana costuma ser a fase em que a mulher percebe que a menstruação está atrasada e passa a sentir náuseas pela manhã. Não se assuste, isso é um sinal de que seus hormônios estão agindo para manter a gravidez. Parabéns, você vai ser mamãe! A seguir a ginecologista e obstetra Roberta Simões Ferreira (RJ) conta, passo a passo, as mágicas transformações que vão ocorrer dentro de você. Acompanhe cada etapa de pertinho...

5 semanas
Um grupo de células do tamanho da cabeça de um alfinete transforma-se em um embrião, que tem a forma de um ‘C’ ou de um grãozinho de feijão. Embora com menos de 1,2 centímetro de tamanho, já possui sistema circulatório e o cérebro, os olhos, o coração, o fígado, a coluna e as primeiras células do sistema nervoso começam a se formar. Uma dica para você ficar menos enjoada e evitar a hipoglicemia é comer várias vezes ao dia e de forma fracionada, em pequenos lanchinhos (frutas, barra de cereal).

6 semanas
É possível ouvir as batidas do coração do embrião e ver pequenos brotinhos nos membros superiores e inferiores que, logo mais, se transformarão em braços e pernas. Surgem também os traços do rosto. Enquanto isso, você pode sentir alterações de humor, aumento do sono e inchaço, principalmente nas pernas. Aposte na meia-calça elástica

7 semanas
Nas pontas dos braços surgem estruturas que vão dar origem aos dedos. As pálpebras estão tomando forma, assim como o pulmão. O coração bate cerca de 150 vezes por minuto. No rosto aparecem cavidades, que mais tarde abrigarão os olhos e o nariz. O feto realiza suaves flexões de braços e pernas. E fique atenta: a pigmentação da sua pele aumenta, aumentando o risco de manchas. Converse com seu dermatologista para que ele recomende um bom filtro solar, ok?

8 semanas
É possível identificar claramente os dedinhos das mãos e dos pés, apesar de eles estarem recobertos por uma espécie de membrana. Na boca, inicia-se o desenvolvimento dos brotos dentários.

9 semanas
Os órgãos genitais já estão definidos. Mas, calma, nada de se antecipar, pois ainda não dá para ter certeza do sexo da criança. Tente relaxar e dormir 8 horas por noite para não se estressar. Nessa fase, o tamanho da barriga ainda não a impede de se movimentar tranqüilamente na cama, aproveite! Esse sono servirá de reserva para depois.

10 semanas
Todos os órgãos e membros estão se formando. Nessa fase os médicos costumam fazer um ultra-som para se certificar de que o bebê se desenvolveu sem problemas ou se há possíveis má-formações congênitas. Não deixe de fazer nenhum exame nessa época, para evitar problemas futuros e garantir que o seu pequeno cresça forte e saudável.

11 semanas
O feto se mexe bastante. Como se estivesse brincando, dá cambalhotas, chuta, levanta os braços, vira a cabeça. E prepare-se: isso é só o começo. O bebê ainda vai se movimentar muito dentro de você...

12 semanas
A partir de agora seu nenê vai crescer ainda mais rápido, o que vai aumentar bem a sua fome. Procure um nutricionista para não engordar demais (o que pode ser prejudicial a você e ao bebê) nem deixar de consumir nutrientes essenciais para a saúde de vocês dois. Os dedinhos ganham unhas e seu baby continua brincando – ele abre a boquinha, chupa o dedo e até coça a cabeça! E atenção: alimente-se de forma balanceada e equilibrada, pois devido a uma queda natural da imunidade, você estará mais sujeita a viroses e infecções.

13 semanas
Os olhos e o nariz aparecem. Nesse momento o tamanho da cabeça fica desproporcional em relação ao corpo. Mas fique tranqüila, isso é normal porque a velocidade de crescimento dessas regiões são completamente diferentes. Repare que seu humor começa a melhorar e as náuseas acabaram.

14 semanas
Seu bebezinho mede mais ou menos 10 cm e pesa cerca de 60 gramas. É possível ver claramente seus olhos e orelhas no exame de ultra-som. Todos os órgãos, nervos e músculos estão se formando e começam a reagir – o nenê levanta os bracinhos e dá chutes. Mas você ainda não vai sentir esses movimentos, é preciso esperar que o pequeno cresça mais um pouquinho. Por meio do líquido amniótico, ele começa a perceber a diferença de sabores do que você come, fazendo careta para os azedos.

15 semanas
Agora sua barriga já aparece bem. E outra excelente notícia: se o bebê estiver com as perninhas abertas você conseguirá descobrir o sexo dele no exame de ultra-som! Então poderá pensar na decoração do quarto e nas lembrancinhas de maternidade.

16 semanas
Com cerca de 12 cm e mais ou menos 80 g agora, sim, você começa a sentir alguns leves movimentos, que vão se intensificando dia-a-dia.

17 semanas
O feto pesa cerca de 100 g e começa a ganhar camadas de gordura, o que o ajudará, futuramente, a controlar a temperatura do corpo. O cérebro começa a decifrar os sentidos como tato e audição. Já se consegue saber o sexo através do exame de ultra-som.

18 semanas
Parecendo um bebê de verdade. É assim que muitas mães descrevem o feto nessa fase. E caso ele seja uma menina, os ovários já estão formados. Mas se for um menino, os testículos começam a descer para o saco escrotal.

19 semanas
Seu bebê mede entre 13 cm e 15 cm e pesa aproximadamente 300 g. A partir dessa semana, o peso do bebê aumentará em torno de 15 vezes, até o nascimento. Os cabelos começam a nascer. Além do mais, os seus neurônios estão ficando mais fortes, junto com o cérebro.

20 semanas
O feto ganha a aparência de bebê: tem sobrancelhas finas, couro cabeludo e membros e audição mais desenvolvidos. O comprimento total aproxima-se de 20 cm e o peso gira em torno de 500 g. Cada vez mais ativo, ele mexe a cabeça, os braços, as pernas e faz alguns movimentos respiratórios.

21 semanas
Movimentos fetais se intensificam bastante, porque o bebê está mais ativo. Nesta semana, ele pode beber líquido amniótico, aproveitando a água e enviando o que não é necessário ao intestino grosso. Enquanto isso, o seu corpo ganha novas proporções, bem como o seu útero. Tornozelos e pés incham, principalmente no final do dia. Sua pele está mais sujeita a ganhar manchas marrons.

22 semanas
Com cerca de 19 cm e pesando cerca de 500 g, seu bebê já tem cílios e unhas completamente formados. Os lábios, as pálpebras e as sobrancelhas estão mais visíveis. O útero estará quase 2 cm acima do seu umbigo. Nesta fase, o médico deverá realizar a primeira ultrasonografia morfológica para ver toda a anatomia do bebê.

Com 21 semanas, o hormônio estrógeno aumenta consideravelmente no seu corpo, por isso a sua pele ficará suscetível ao aparecimento de manchas escuras. Já, o bebê, ou melhor, a ponta dos seus dedos, ficam com sulcos que logo, logo, darão origem às impressões digitais

23 semanas
Mesmo magro e com a pele enrugada, o bebê já terá a mesma aparência de quando nascer. Por enquanto, as mudanças no abdome da mamãe progridem lentamente, mas sua barriga arredondada já é visível.

24 semanas
O bebê terá cerca de 21 cm e 540 g. A audição está bastante desenvolvida e ele já reconhece a voz da mamãe, ouve as batidas de seu coração e, no útero, dá chutes e socos fortes. É comum que a futura mamãe se sinta mais cansada nesse período, por isso é recomendado que, se estiver trabalhando, programe intervalos de descanso ao longo do dia.

25 semanas
Agora, as unhas, pálpebras e sobrancelhas estão bem formadas. O bebê consegue perceber luz no ambiente em que sua mamãe está. Ele pode abrir e fechar as mãos. Daqui pra frente, a mamãe precisará usar um hidratante, porque podem surgir estrias. Nesta fase o bebê também começa a ganhar mais peso, por isso é importante que a gestante faça uma dieta rica em proteína e baixa de glicose e lipídios (gordura).

26 semanas
Como o útero da mamãe está quase 7 cm acima do umbigo, é normal que ela sinta falta de ar, por causa da compressão dos pulmões. O excesso de peso causa dores nas costas e nas pernas. Aqui deverá ser realizado um ecocardiograma fetal, onde é possível detectar alguma anomalia fetal. Os ouvidos do bebê estão mais formadinhos e sua audição, mais aguçada.

27 semanas
É o início do terceiro trimestre. O feto pressionará os pulmões e a falta de ar se intensifica para a mamãe. A medida do bebê, no período, deve ser de 24 cm e ele deve pesar 1 kg. Embora não tenha contato com ar, ele treina sua respiração para quando nascer.

28 semanas
Por volta desta semana também poderá ser possível sentir os soluços do bebê. Agora que ele está cada vez mais perto da caixa toráxica, a mamãe poderá sentir que sua respiração está um pouco mais curta.

29 semanas
O corpo do bebê continua acumulando gordura e a pele enrugada desaparecerá. As unhas estão formadas, ele usa as mãos e brinca com o cordão umbilical. O cérebro dele está bem ativo, supervisionando o amadurecimento dos órgãos, a evolução dos seus sentidos e o ritmo da sua respiração. O crescimento do seu útero nas últimas quatro semanas foi de aproximadamente 4 cm.

30 semanas
A mamãe se sente incomodada ao dormir e para amenizar, deverá se deitar de lado, preferencialmente se apoiando no lado esquerdo, uma vez que essa posição exige menos esforço e facilita a circulação placentária. Converse e estimule o bebê, pois ele já responde! Quem sabe alguns chutes? Música e leitura só reforçam o elo mágico que existe entre vocês.

31 semanas
A medida do bebê nessa semana é de 28 cm e ele pesa 1,6 kg. A cabecinha está crescendo e sua visão está quase perfeita. Conforme vai crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui.

O tempo voa! Parece que foi ontem que você leu o “positivo” do seu resultado, certo? Aproveite que ainda falta um tempinho para o nenê vir ao mundo e organize o que falta: a mala da maternidade, a lista com telefones dos amigos a serem avisados...

32 semanas
Com a pele rosada, o bebê está com 30 cm de comprimento e pesa cerca de 2 kg. As pálpebras podem abrir e fechar. Os órgão sexuais estão se desenvolvendo.

33 semanas
Os ossos do crânio não estão conectados porque isso facilitará a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto. Quando está acordado, ele mantém os olhos abertos, fechando-os na hora do sono.

34 semanas
A pressão da cabeça do bebê sobre a bexiga faz com que a mamãe precise ir ao banheiro mais vezes. Os seios podem estar extremamente sensíveis porque estão se preparando para a produção de leite. É feita coleta através do canal vaginal para avaliar risco de infecção pós-parto do bebê. Seu pequeno já está apto para viver fora do útero, sabia?

35 semanas
O comprimento do bebê está em torno de 34 cm, com peso de 2.750 g. O fígado consegue processar as impurezas.

36 semanas
O bebê continua ganhando peso, seu rostinho está até bochechudo e os joelhos formam covinhas. É nessa semana que ele vira para baixo preparando-se para o nascimento e há um aumento do líquido amniótico.

37 semanas
Completamente pronto e com cerca de 3,3 kg e entre 49 e 51 cm, o bebê está esperando apenas o momento para vir ao mundo. Os nascidos a partir de agora já não são mais considerados prematuros.

A ansiedade pode aparecer, afinal, está tão próxima a grande hora! Procure manterse relaxada. Aproveite para descansar com as pernas elevadas na altura do quadril, ler um pouco e contar histórias para o bebê que já está absolutamente preparado para conhecer o mundo e a mamãe!

38 semanas
Para deixar que a gestação chegue até a 42ª semana, é preciso fazer um exame chamado cardiotocografia que serve para monitorar alguma contração uterina ou alteração na freqüência cardíaca fetal. Podem ocorrer falsas contrações, necessárias para a maturação do feto e que servirá como treino para o momento do parto. Está chegando a hora!

39 semanas
É feito exame do toque vaginal para observar se há alguma dilatação do colo do útero. O bebê pesa cerca de 3,25 quilos.

40 semanas
Por meio do ultra-som é avaliada a quantidade de líquido amniótico e o bem-estar fetal. Nesta fase o bebê chupa o dedo e soluça.

41 semanas
Quanto mais o nenê se movimenta significa que mais saudável ele está. Se o parto ainda não ocorreu, o corpo da gestante manifesta cada vez mais sinais de cansaço e desconforto para se locomover. O inchaço nas pernas se torna bastante desconfortável e há até dificuldade para dormir. Por isso, é preciso acompanhamento médico para verificar se há necessidade de aguardar ou realizar a cesareana. Está chegando a hora!

42 semanas
O bebê se encaixa na posição cefálica. Os ossos da cabeça são macios e flexíveis para descer pelo canal de parto. Lembre-se que o trabalho de parto pode ficar entre a 37ª e 42ª semana de gravidez, talvez o seu já tenha nascido. Senão nasceu, prepare-se! Em dias (ou até horas) seu pequenino pode dar as caras. Respire fundo e empurre (no caso de parto normal). E parabéns!

Comentar Pelo Facebook

Se não carregar, atualize a página

Nenhum comentário:

Postar um comentário